segunda-feira, 28 de maio de 2012

Manta em patchwork - weighted blankets

Eu que fiz!!!:) Acreditam? Nem eu acredito. Foi um trabalho hercúleo, por vezes pensei em desistir, só persisti porque enfim, a causa era nobre. Comecei ela dia 13 de maio do ano passado. http://agulhaspinceisemais.blogspot.com.br/2011/05/um-projeto-arrojado.html Não é uma manta comum de patchwork, o que por si só para mim já era um desafio pois quando comecei este trabalho eu nunca tinha feito nada em patchwork. Trata-se de uma Weighted Blankets, que em português não tem expressão correspondente. É  uma manta recheada com peso para autistas. 
Os portadores de autismo tem dificuldade de interagir  com as pessoas e uma das características é a rejeição ao contato físico. Mas eles tem necessidade de sentirem algo que se assemelhe a um abraço, e isso é proporcionado por essa manta pois quando eles se cobrem ou se enrolam nela eles têm a sensação de estarem sendo abraçados. É perfeita para proporcionar tranquilidade  e auxilia para conciliar o sono, coisa que para os autistas é complicado devido a hiperatividade. Normalmente os autistas que têm essas mantas  andam arrastando elas pela casa como se fosse um animal de estimação, tamanho é o conforto e confiança que elas proporcionam. Há especificações próprias quanto ao peso de cada manta, não é feita aleatoriamente, o peso da manta é proporcional ao peso do usuário de acordo com pesquisas  desenvolvidas  nos Estados Unidos.  
Aqui minha manta aberta. 
Aqui a  manta da revista Labores Del Hogar de onde copiei o modelo.
Não é preciso fazer em patchwork, o ideal é usar um tecido xadrez ou listrado que vai facilitar a divisão para a distribuição do peso. 
O peso da manta deve corresponder a 10% do peso da criança ou adulto que vai usar, mais 1 quilo, que deve ser distribuído de maneira uniforme.
No caso desta o peso total colocado foi de 5,5 quilos. 
O Erik tem 45 quilos, ou seja 10% = 4,5 quilos + 1 quilo, total 5,5 quilos. Eu distribuí nos 30 quadrados centrais da colcha, ou seja aproximadamente 185 gramas em cada quadrado. 
Eu usei tecido para patchwork 100% algodão e um enchimento muito comum nos Estados Unidos que é o polipropileno (poly-pallets), vende-se em lojas de artesanato e também pela internet. Custa em torno de 10 dolares um pacote com 900 gramas. No Brasil não encontrei o produto nessa forma granulada apesar de ser um produto muito comum pois é matéria prima na industria de plásticos em geral.
Se tiver dificuldade de encomendar ou trazer, use cascalho de aquário. Lave bem com água sanitária e deixe secar. A primeira manta do Erik foi com esse material. 
Há quem usa outros materiais como pedra de rio mas eu não acho muito prático, a não ser que seja um cascalho bem miudinho. 
Para confeccionar a manta  eu recortei dois quadrados um pouco maior que o quadrado das letras para servir de saco do peso.. Fiz as costuras verticais e a costura do fundo conforme a foto, mais ou menos a 2 centímetros da margem, para não ter problemas com a agulha da máquina na hora de emendar os quadrados. Após fazer as costuras conforme a foto 1, coloquei 90 gramas do polly pallets nos tres espaços, ou seja, 30 gramas em cada espaço. Fiz a costura horizontal no meio do quadrado e coloquei mais 90 gramas como na primeira parte. Fiz a costura fechando o saco.
Coloquei a manta acrílica sobre o saco com o recheio e uni ao   quadrado com a aplicação com zig zag. Depois emendei os quadrados e fiz as margens laterais com outro tecido. Após tudo unido coloquei manta acrílica na parte de traz e preguei o forro com costuras em toda a volta. 

Reforcei com botão que não tinha no modelo original para dar mais sustentação ao peso e também para manter unidos forro e frente.  
Aqui o tutorial de uma manta feita com tecido listrado
 Aqui o modelo em cor lisa.
A manta já seguiu viagem e hoje chegou ao seu destino. Junto com o usuário que depois de tentar por dois anos morar no Brasil não conseguiu. Não vou enumerar os motivos porque não vale a pena, ele está tendo seu problema resolvido pela porta do aeroporto, só lamento pelos que não tem essa possibilidade. Enquanto isso a gente explode  velhos e constrói novos estádios de futebol neste nosso país de bundas e chuteiras. 

26 comentários:

Carol Mello disse...

olaaa Queridaaaa!!! a cada dia admiro mais vc!
PARABÈNS pelo lindo trabalho e mais ainda pela causa, taooo nobre. com uma vovó assim, seu netinho vai ser sempre muito feliz!
Que ele tenha muita muita muita muitaaaa saúde, muita paz, cresça forte e saudável...

uma boa semana pra vc, e mais uma vez, parabéns!

beijossssssss

Toka da Arte Atelier disse...

Nooossa, que lindo! Vim conhecer seu blog e adorei! Já estou seguindo! Adoraria receber a sua visita também! Bjs! Mari
http://tokadarteatelier.blogspot.com.br/

Cris disse...

Joana, que belo trabalho!
Frequento seu blog e não me canso de ver e rever tudo o que você faz, mas confesso que hoje quase não consegui terminar de ler o post.
Fiquei tão emocionada e sensibilizada pelo que você escreveu aqui...
Esta manta não é só uma linda manta, é um carinho, é amor...
Bom ler coisas tão importantes, bom saber que existem pessoas como você!
Um beijo no seu coração.
Cris

Joana disse...

Oi Cris, obrigado pelo carinho. Não consegui responder diretamente porque no teu comentário não tem link nem email, mas fico muito feliz que goste do meu blog. Volte sempre. Bjs
Joana

Artes da Sandra disse...

Uau, que legal!!! Tenho duas amigas com filhos especiais e vou enviar o link do teu blog pra elas. Parabéns pelo belo trabalho!!!

Ana Cristina disse...

Oi!
Vim parar aqui através do Face, a minha Amiga Sandra Ciotta me indicou o blog, amei a manta, belo trabalho!
Já estou te seguindo. Meu deixar meu contato.
http://anacristinaschardosim.blogspot.com.br

Carine disse...

Oi Joana! Vim agradecer seu comentário, adorei! Que bela manta ainda mais por feita com tanto carinho por uma causa tão nobre! Parabéns!!!
Beijinhos, Cá.

www.rosaacessorios.blogspot.com.br

Lilia R. disse...

Oi
Lindissíma, eu amei!!
beijos

Gladys Perfeito disse...

Oi, Joana. Amei a manta.
Adoro patchwork, mas não sei fazer.
Parabéns ficou realmente lindo.
Beijos.
Gladys
http://tricoperfeito.blogspot.com.br/

Unknown disse...

ADOREI!!!
Adorei toda a sua postagem, para mim é um orgulho saber que tenho uma amiga, mesmo que virtual como você, é muito bom saber que tem avós como você que tudo fazem para contribuir para a felicidade dos netos, sabe me emocionei e umas teimosas de umas lágrimas teimam em cair pelo meu rosto.
Que Deus te continue iluminando e dando essa garra para fazer bem pelos outros
beijos, pena que são salgados e um abraço bem carinhos, desta amiga de além mar
Isa

Quenina disse...

Olá Joana,
que manta linda, e, ainda mais por uma causa tão nobre....parabéns !!

Vim retribuir a sua visita e comentário, e conhecer seu cantinho, que adorei...

Boa semana...

bjs

Cris disse...

Oi Joana!
Voltei pra te dizer que clicando no meu nome (no outro comentário que fiz), você deveria conseguir ir direto ao meu blog...Não sei se algo aconteceu e não está dando certo...
De qualquer jeito, voltei e vi que você tinha respondido.
Meu blog é o minhaslinhaseeu.blogspot.com
e meu e-mail: cub1978@hotmail.com
Querendo falar comigo, é só chamar!
Um beijo,
Cris

Leleka Rodrigues disse...

Parabéns triplicado, por seu dedicação, persistência e bom gosto!! abrçs

disse...

Nossa! Manta simplesmente maravilhosa! O colorido, os apliques... tudinho! Nunca tinha ouvido falar de uma manta assim. Adorei tomar conhecimento de como ela é um item importante na vida de um autista.
Está de parabéns!! belíssimo trabalho!

bjinhos

Susana Delvan disse...

Joana, que coisa mais linda essa manta! Adorei tomar conhecimento disso, nunca tinha ouvido falar!
Bjs

Cláudia Vieira disse...

Muito bacana essa manta. Eu nunca tinha ouvido falar disso e achei interessante demais. Eu tenho uma pessoa na família que nunca foi diagnosticado, não por falta de ir a especialistas, mas por tvz não ter os sintomas bem definidos. Enfim, ele é uma criança muito bacana que convive com sua diferença num mundo que não as aceita muito bem.

Ana Paula disse...

Olá, cheguei até aqui por uma amigonauta que também é mãe de uma criança especial. A minha filha tem Síndrome de Down e ha a suspeita do Autismo. Eu adorei a sua manta e a sua explicação é maravilhosa não nos deixa dúvida alguma. Parabéns pelo trabalho e pela matéria bem elaborada.
É amiga infelizmente é bem como você descreveu a gente fica no corre corre tentando encontrar alguém (como você) d bom coração que nos dê soluções para uma vida mais plena no nosso dia a dia ( o queê não é tão simples assim) enquanto quem poderia nos ajudar somente está preocupado em construir estádios de futebol, sambódromos e por ai a fora! Beijos e muito obrigada por dividir isso conosco!
Fique com Deus!

Lucia Costa Siqueira disse...

Oi
Joana
Querida amiga
Obrigado pela vst tão carinhosa
O fato de ter este blog é muito bom.Pois tenho a chance de ter junto a mim pessoas como vc,que levantam o astral.........

Amiga que trabalho maravilhoso,vc é uma pessoa linda!!!!!!
Bjs na alma

Ana Maria disse...

Joana, estou mesmo comovida, adorei esta sua manta, além de ter ficado linda ainda vai ajudar um autista a se sentir mais reconfortado, coisa que eu desconhecia, muito interessante. Joana, tem um selinho cheio de charme lá no meu blogue para você, se quiser trazer é claro.
Votos de uma Iluminada 5ª feira.
Beijinhos de Luz!
Ana Maria

Káthia Marchand disse...

Gente!!!

Eu só percebi que perdi um monte de postagens suas quando vi este trabalho maravilhoso!

Nossa!!!!

Que empenho, e sem dúvidas, é um big trabalho mesmo.
Tem que ficar muito orgulhosa!!!!

Meus parabéns de coração!!!!! Beijos!!!

Mara Lucia Bechara disse...

Minha querida vc é fora de série ...a gente sente pelas ondas do pc quando a pessoa é do bem.....já vim 3 vzs aqui ,por um motivo ou outro não consegui te deixar um comentário....voltei hoje com calma...enquanto estava lendo sobre essa manta meu neto me chama para sair...voltei e aqui estou .....que trabalho maravilhoso......tanto o artesanal quanto as explicações sobre essa desconhecida doença,aliás seus trabalhos tds feitos com carinho e amor.....estou acompanhado esse tapete de pompom faz algum tempo ....ficou lindo.....a roupa do cachorrinho,os gorros td que vc faz enfim........
mas essa manta ficou TUDO.....
Infelizmente vivemos no país de em que a saúde é colocada em segundo plano.....fico imaginando esses pobres pais em busca de tratamento para esse filho,
Vou compartilhar no facebook.....logo logo estarei mostrando meus trabalhos novamente...
Mais uma vez parabéns....
bjjss

meu cachixó

Kellen Crepaldi Ateliê disse...

Joana
seu blog é divino!!!! amei tudinho!!! Parabéns!!! bjkas

Unknown disse...

Guria eu não sabia disso não!!!!
Alias vou ate falar com a neuro, já que esta sendo investigado um provável transtorno do espectro autista no Abner.
Tenho certeza que seu netinho deve ter ficado muito feliz...a vovó caprichou, como tudo o que faz.
Beijinhos.

Ðú® disse...

Bundas, chuteiras,peitos e mulheres frutas, pra acabar com a nossa reputação.
Adoro vir aqui e ver seus trabalhos.

Elza Emilia disse...

Joana, muito bonito seu trabalho, tenho uma grande amiga cujo neto é autista e me animei a fazer uma manta dessa.
Parabéns pelo trabalho e pelo blog.
Abraços!

Anônimo disse...

Não conhecia teu Blog, quanta coisa boa e bela!, esse post, em especial, me emocionou... concordo plenamente contigo quando finalizastes, realmente é o que assistimos neste país e tentam nos enfiar goela abaixo há 10 anos que vivemos num regime de farras, mentiras crônicas e usurpação, pão e circo, é isso. Muitos parabéns.
mah