segunda-feira, 2 de junho de 2008

Meia fácil de tricô com duas agulhas - chaussettes tricôt




A muito eu procurava uma receita de meia de tricô fácil para tecer com duas agulhas, agora achei e repasso.

O par mesclado é tecido com linha de espessura média e agulha 3 para um pé 42.
O par branco/rosa/verde é linha fina agulha 2 tamanho 35.

Monte 48 pts e faça 10 carreiras em barra (2/2 ou 1/1, como preferir)
Continue por mais 20 carreiras em ponto meia, ou mais se pretender o cano da meia mais longo.

Calcanhar - primeiro lado:
tricote 13 pontos em meia e volte em tricô
tricote 12 pontos em meia e volte em tricô
tricote 11 pontos em meia e volte em tricô
Continue fazendo isso até sobrarem 4 pontos na agulha
Agora, tricote os 4 pontos e mais um que estava a espera. Volte em tricô.
tricote 5 pontos e mais um que estava a espera. Volte em tricô.
Continue fazendo isso até ter novamente os 13 pontos na agulha.
Vai ficar assim
Tricote os demais pontos e siga para fazer o outro lado do calcanhar.

Segundo lado do calcanhar:
tricote 13 pontos em tricô e volte em meia
tricote 12 pontos em tricô e volte em meia
Continue assim até restarem 4 pontos na agulha
Agora, tricote os 4 pontos em tricot e o primeiro ponto que estava a espera. Volte em meia
Tricote 5 pontos em tricot e mais um que estava a espera. Volte em meia
Continue assim até ter os 13 pontos novamente na agulha.

Peito do Pé:
Tricote todos os pontos em meia por 34 carreiras ou quantas forem necessárias para o comprimento do pé.

Ponta do Pé:
11 pontos em meia, 2 meia juntos, 1 meia, 2 meia torcidos juntos, 16 meia, 2 meia torcidos juntos, 1 meia, 2 meia juntos, 11 meia.Volte em tricô.
10 meia, 2 meia juntos, 1 meia, 2 meia torcido juntos, 14 meia, 2 meia torcido juntos ,1 meia, 2 meia juntos, 10 meia. Volte em tricô.
Continue tricotando dessa maneira até 4 meia, 2 meia juntos, 1 meia, 2 meia torcido juntos, 2 meia, 2 meia torcido juntos, 1 meia, 2 meia juntos, 4 meia. Volte em tricô e arremate.
Vai ficar assim .
Daí você junta calcanhar com calcanhar e costura com pontos invisíveis.
PASSO A PASSO AQUI

8 comentários:

Anônimo disse...

Muito bonita essas meias, vou copiar inclisive na mesma cor pq acho que a combinacao ficou muito boa. parabens

Nanna disse...

Menina, sempre vi em vários blogs meias e ficava imaginando qdo seria que faria uma pra mim, pois todas eram tão difíceis... Até que encontrei seu blog por acaso e vi esta receita, tô fazendo a minha, já fiz até a primeira parte do calcanhar, espero que fique tão linda qto a sua, assim que terminar coloco lá no meu blog.
Abreijos e obrigada a vc e a quem te disponibilizou a receita.

Nanna disse...

PS: Disponibilzei no meu blog o atalho pra cá, espero que não fique chateada.

Bete Anes Seloti disse...

Desculpe a falta de conhecimento, mas como se faz ponto meia torcido? Sou nova no quesito trico, faço alguns pontos e coisas mais retas, me aventurei e consegui fazer um sapatinho, agora queria tentar as meias pois minha mãe fazia com 4 ou 5 agulhas, mas desconheço como se faz o meia torcido, vc pode me ajudar???
Bjs e fica com Deus
Obrigada por compartilhar essa receita.

Bete Anes Seloti disse...

Amadaaaaaaaaa, acabei de ver um vídeo ensinando, não precisa mais se preocupar, vou tentar fazer e se conseguir vou te mandar, ok??
Bjuuuu e Deus a abençoe

Helena disse...

Ola boa noite
To aki admirando suas meias
to fazendo uma pra testar minha paciencia rsrss
mas to com tantas duvidassss
vou tirar uma foto e postar no blog pra tu ver como ta ficando a minha
eu fiz um lado aonde fica os furinhos e agora como faço do outro lado pra ficar os furinhos

um abraço

lunacrochê disse...

Meias lindas
Tdo bem?Quando puder vai me visitar.Adoraria te-la como seguidora..BJOSS

Unknown disse...

oi boa tarde vc pode me dizer quantos pontos usar para cada numero ex;vi sua receita sei q sao 48 pontos para um numero 42 e para numeros menores quanto devo usar .obrigada desde já