domingo, 25 de maio de 2008

Tagete

(22/05/2008 Sítio Maranguape CE.)
Nome Popular: Tagete ou Cravo de defunto
Nome científico: Tagetes Patula
Origem: México

Em regiões sub tropicais é uma planta anual e de caule baixo, 20 a 30 cm de altura, cultivada principalmente na primavera e no verão. Nas regiões tropicais atinge facilmente 1 m de altura e multiplica-se por sementes em qualquer época do ano. Sua folhagem apresenta cheiro característico e suas flores podem ser simples ou dobradas, em cores que vão do amarelo claro até o laranja intenso.


Cultivada sempre a pleno sol forma maciços compactos. Nas regiões sub tropicais onde a planta se apresenta rasteira, pode ser utilizada em bordaduras de canteiros. Nas regiões onde atinge maior estatura pode compor jardim onde dá um intenso colorido de belo efeito. A planta também é muito usada em canteiros de hortas orgânicas pois seu cheiro espanta formigas e pulgões. Pode ser usada também na pulverizização, macerando as folhas e flores na água, deixando em repouso por uma noite e utilizar pulverizando as plantas.

Um comentário:

Raquel Antpack disse...

Amei seu blog, e espero que um dia o meu tambem fique como esse! Sabe aquelas plantinhas que servem pra cuidar das outras? Acrescente a Tagete e a Arruda... se é que posso sugerir. Chá de Arruda (um galhinho pequeno) e umas tres folhas de Tagete fazem um chá maravilhoso para repelir as formigas. Fiz um vaso com as duas espécie e chamo de Vaso da Bruxa! Parece bruxaria mesmo, as formigas, pulgoes e fungos finalmente deixaram minhas roseiras em paz. A hortelã está plantada nos canteiros, em torno das roseiras...rs.. seguro morreu de velho...
Mais uma vez, parabéns pelo seu blog
Raquel